Introdução
A Internet está a mudar práticas comerciais, bancárias, de comunicação e a muitos outros níveis da sociedade, pelo que o futuro da educação tem que passar por novas formas de acesso à informação e novas formas de relacionamento.
As escolas, para darem resposta a este novo desafio, terão de implementar modelos pedagógicos que impliquem a colaboração e a diferenciação. As TIC podem ter um papel preponderante na mudança de práticas docentes.
Este projecto, centrado na intervenção junto do conjunto de educadores e professores do Agrupamento de Escolas Fernando Casimiro Pereira da Silva, pretende fomentar a integração das TIC nas suas práticas pedagógicas, assim como um processo de acompanhamento por parte da Equipa PTE que permita a superação das dificuldades diagnosticadas no terreno.
O Plano Tecnológico da Educação (PTE) (2007) faz referência às linhas orientadoras da Estratégia de Lisboa no que diz respeito à aposta na formação de professores. Paralelamente, encontra-se em desenvolvimento a Iniciativa e-escolinha que permitiu a distribuição de equipamentos aos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico.
É neste contexto que se desenvolve este projecto. Por um lado o problema que existe no Agrupamento de Escolas – educadores e professores com acesso a equipamentos, mas que consideram não estar utilizar todo o seu potencial nas suas práticas, por outro contexto actual em ocorrem os factos.
No Agrupamento irá dinamizar-se um processo de formação contínua que deverá fornecer aos docente instrumentos que lhes permitam aprofundar os conhecimentos adquiridos e produzir novos saberes adaptados à sua acção. É também importante, por outro lado, permitir aos professores a possibilidade de responder aos desafios lançados pelo PTE.
Em articulação estreita com os docentes a Equipa PTE pretende promover a utilização das TIC em contexto educativo de uma forma mais sistemática, respondendo ao diagnóstico realizado no seio do agrupamento que refere insuficientes competências na utilização das tecnologias como ferramentas privilegiadas.